Theme Preview Rss

Termina missão técnica da FAMATO na Austrália


A Missão Técnica da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (FAMATO) e do Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR-MT) terminou na quinta-feira (10.05) sua passagem pela Austrália. Agora, os participantes seguem para o segundo destino da viagem: a Nova Zelândia. Neste país, o grupo conhecerá de perto o desenvolvimento da pecuária leiteira que é bastante representativa na região.
Na Austrália o foco de aprendizagem foi a pecuária de corte. A equipe participou da Feira Beef Australia 2012, onde conheceu novas tecnologias e técnicas utilizadas na pecuária australiana. Também houve uma reunião com a Meat and Livestock Australia (MLA), associação dos produtores locais, e com o Conselho Australiano de Gado de Corte (Cattle Council of Australia). O objetivo do encontro foi trocar experiências entre os produtores mato-grossenses e australianos.
A equipe da Missão Técnica também visitou o leilão de gado Queensland Livestock Exchange, na cidade de Rockhampton. O evento é bastante diferente do que acontece no Brasil. No leilão australiano os lances dados correspondem ao valor do quilo de peso vivo do animal e o preço de compra é de U$2,20/Kg em média. Os grandes compradores do leilão são os frigoríficos.
Os participantes também foram a um confinamento de gado Brahman onde a maneira de conduzir os animais na propriedade é bem interessante, feita com um helicóptero.  "A maneira de tocar o gado na fazenda é feita de helicóptero por que os custos com mão de obra são tão elevados que compensa mais o uso do equipamento do que contratar gente especializada", relata o superintendente do SENAR-MT, Tiago Mattosinho.
Outro ponto alto da viagem foi a visita a um confinamento de gado da raça Wagyu, considerada a melhor carne do mundo.  A estrutura dos animais, que pesam cerca de 23 arrobas, chamou a atenção dos membros da viagem, conforme destaca o diretor-executivo da Famato, Seneri Paludo: "Engordar esse gado exige tempo já que os animais ficam confinados 350 dias e vão para o abate com o peso entre 800 kg a 900 kg. Um detalhe importante é que o preço desta carne no mercado chega a ser até o dobro do preço da carne 'normal' ".
Segundo o presidente da FAMATO, Rui Prado, a viagem está sendo um verdadeiro curso intensivo sobre a produção de carne bovina de corte na Austrália. "Estamos conhecendo tudo de maneira aprofundada para repassar aos produtores mato-grossenses quando retornarmos. Nossa expectativa agora é com a pecuária leiteira que veremos em Nova Zelândia", afirma.
A missão começou dia 02 e vai até 16 de maio. Na sexta-feira (11.05) os participantes viajam para a Nova Zelândia onde irão conhecer o desenvolvimento da pecuária leiteira do país, considerado um dos maiores produtores de produtos lácteos do mundo.
Acompanhe todas as notícias sobre a viagem pelo Blog do Sistema FAMATO:http://blogdafamato.wordpress.com.
Assessoria de Comunicação do Sistema FAMATO / SENAR-MThttp://www.sistemafamato.org.br

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta notícia.

Como chegar

Como chegar