Theme Preview Rss

Produtores rurais discutem problemática da demarcação indígena na região



Por Ronildo Brito

O seminário aconteceu a partir das 14h, mas já no final da manhã desta segunda-feira (22), os representantes dos sindicatos patronal e trabalhadores rurais, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, Confederação Nacional da Agricultura (CNA), associações de produtores rurais e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), participaram de uma rodada de debates, que norteou os temas em torno do projeto de demarcação de terras indígenas na região extremo sul, o que impactaria diretamente propriedades rurais localizadas nos municípios de Prado, Porto Seguro e Itamaraju. Os debates aconteceram na Câmara Municipal de Vereadores.
Os representantes dos agricultores dizem que estão se unindo para impedir a demarcação das terras, contra o projeto defendido pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).
O projeto de demarcação se arrasta há uma década e conforme levantamentos feitos pelo Sindicato Patronal Rural de Itamaraju, as propriedades atingidas estariam desde o Rio das Ostras, Np município do Prado, até a Serra do Gaturama, em Porto Seguro, onde estariam residindo aproximadamente mil famílias de produtores rurais.
 O secretário de Governo Luciano Porto, representou o prefeito de Itamaraju Manoel Pedro Soares e também estiveram presentes o prefeito de Prado Jonga Amaral e o deputado estadual Temóteo Brito, presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia.







0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta notícia.

Como chegar

Como chegar