Theme Preview Rss

CNA quer incluir o fosfato bicálcico na lista de exceção da TEC.

CNA quer incluir o fosfato bicálcico na lista de exceção da TEC.

Os preços do sal mineral praticamente dobraram desde novembro do ano passado.
A Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) pediu à Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que inclua o fosfato bicálcico e o ácido fosfórico na lista de exceção da Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul, com alíquota zero.
Para o presidente da Comissão da CNA, Rodrigo Alvim, seria “a única maneira de aumentar a concorrência, freando estes aumentos que atingem diretamente o custo da nutrição animal”.
“A boa mineralização garante a competitividade do rebanho”, diz Alvim, preocupado com a oferta de sal mineral a preços competitivos ao pecuarista de leite. Atualmente, há apenas dois fornecedores de fosfato bicálcico no Brasil, principal fonte de fósforo para os sais minerais.
Para aumentar a oferta e segurar os preços do produto, o presidente da Comissão quer facilitar as importações do ácido fosfórico e de fosfato bicálcico de fora do Mercosul, que entram atualmente no País com alíquotas de 4% e 10%, respectivamente.
Segundo dados dos Ativos da Pecuária de Leite, divulgados nesta segunda (22) pela CNA, o sal mineral subiu 36% de outubro de 2007 a fevereiro deste ano. Há previsão de novos aumentos de 20% a 30% para o fosfato bicálcico para maio. Desde novembro, o preço do produto mais do que dobrou, passando de R$ 800 a tonelada para R$ 1.800/t.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta notícia.

Como chegar

Como chegar