Theme Preview Rss

ENIPEC 2010: Alysson Paolinelli, Ex-ministro da Agricultura, fala sobre o progresso do agronegócio brasileiro

Ex-ministro é ovacionado em Cuiabá ao lembrar dos pioneiros que desenvolveram o centro-oeste e possibilitaram que os assalariados passassem a se alimentar a um custo muito menor.

Link: ENIPEC 05/05/10 - Palestrante Alysson Paolinelli

O ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, realizou um discurso durante a ENIPEC 2010 e foi aplaudido por todos os participantes e representantes do setor agropecuário, ao relembrar o processo de crescimento do agronegócio brasileiro.
Paolinelli falou sobre as dificuldades que o país enfrentou antes do período Juscelino e Vargas, quando o Brasil ainda não era autosuficiente na produção de alimentos. “Naquela época o país não tinha capacidade, tampouco competitividade para dar sustentação à produção de alimentos”.  De acordo com ele, foi nesse mesmo período em que o Brasil iniciou as importações.
O ex-ministro falou, também, da importância do setor cafeeiro, que durante anos manteve financeiramente o Brasil. “O produto de melhor valor na época era o café. Sobrava dinheiro e ajudava o país a se alavancar, o Brasil tinha quase 80% do mercado” garantiu.
De acordo com Alysson, em 1968, houve a crise mundial de alimentos e os EUA, que era a maior potência, acabou se confessando incapaz, e fez o primeiro embargo não-político. “Com isso, o mercado explodiu, o preço dos alimentos dobrou, e o Brasil não tinha auto-suficiência. Grande parte dos alimentos do país era importado”. 
Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, Paolinelli fez questão de frisar a importância da agricultura. “Sempre foi a agricultura que fez o Brasil caminhar, com produção de café, cacau, borracha”.
Além de relembrar o passado, o ex-ministro se mostrou indignado com o que vem ocorrendo em relação à legislação ambiental. “Fazer legislação com base no achismo é burrice” disse ele. “Hoje somos detentores da melhor tecnologia tropical do globo, e que para azar dos nossos concorrentes, ela é muito mais sustentável”.
Paolinelli acredita que hoje o Brasil está acuado, em função de todos os protestos provenientes de ONGs internacionais, fazendo com que o produtor rural se sinta o causador de todos os males. “Isso é uma mentira” bradou. “Hoje criaram uma legislação que impede o país de progredir”.
Ele finalizou o discurso falando que o maior avanço que a agricultura conquistou e vai continuar conquistando, está na melhora dos preços para o consumidor final, permitindo que esse povo brasileiro tenha a possibilidade não apenas de comprar um carro, alimentos, mas que possam também enviar seus filhos às universidades, para que no futuro o Brasil tenha pessoas capacitadas para lutar por um progresso muito maior do que os que vem sendo impostos e barrados atualmente.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta notícia.

Como chegar

Como chegar