Theme Preview Rss

EXPOLONDRINA: Osmar Dias destaca aumento do interesse do produtor pelo Programa ABC

Ao participar, na tarde da última quinta-feira (12/04) de Reunião Técnica promovida pela Cocamar no recinto da Expo Londrina, o vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, Osmar Dias, destacou o aumento do interesse dos produtores e pecuaristas em contraírem financiamentos pelo Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono). 

 
Montante - Segundo ele, o montante financiado até quinta-feira totalizava R$ 466,4 milhões, 16% do total oferecido, de R$ 3,15 bilhões. “Quando assumi a função, há um ano, nenhum produtor havia entrado no banco para fazer esse financiamento. Agora, já temos 1.577 operações e a perspectiva é de crescer muito”, disse. 

Oportunidade - Dias salientou a oportunidade para o produtor investir no aprimoramento de seus negócios, modernizar a atividade e incorporar novas tecnologias. Até 2025, acrescentou o dirigente, o mundo terá que ampliar em 40% a produção de alimentos, para dar conta do aumento da população, e 70% até 2050. O Brasil vai responder por 40% dessa oferta, de acordo com dados da FAO, enquanto os EUA devem entrar com apenas 5%. 

Integração - A palestra de Osmar Dias finalizou uma programação que teve como tema integração lavoura, pecuária e floresta e contou com o apoio do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Sociedade Rural do Paraná (SRP), Banco do Brasil e Embrapa. Os especialistas Sérgio Alves, do Iapar, e João Kluthcouski, da Embrapa, falaram sobre os benefícios da integração para o fortalecimento da propriedade, produzindo grãos e carnes e acrescentando o plantio de eucaliptos para sombreamento do gado e ganho adicional com madeira. 

Precursor - João Kluthcouski, mais conhecido como João “K”, é precursor do programa de integração na Embrapa sediada em Goiânia. Ele aproveitou sua viagem ao Paraná para visitar algumas propriedades que fazem integração lavoura e pecuária na região da Cocamar e disse ter ficado impressionado com o que viu. “De zero a dez, dou nota doze”, afirmou, dizendo que viu média de ocupação de 6 unidades animal (UA) por hectare e gente conseguindo colher volume razoável de soja em ano de clima complicado. “Só com a soja se paga todos os custos da produção de carne”, frisou. 

Difusão - O evento contou com a participação de cerca de 280 produtores e foi prestigiado pelo secretário de Infraestrutura e logística do governo do Estado, José Richa Filho. De acordo com o presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, “é preciso difundir a integração como algo acessível para as regiões norte e noroeste do Paraná. Tanto o produtor de grãos pode ganhar dinheiro incorporando a bovinocultura em seus negócios, quanto o pecuarista aumentar a sua renda com a produção de grãos”. Para isso, segundo ele, é preciso “fazer bem feito”, com orientação adequada.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta notícia.

Como chegar

Como chegar