Theme Preview Rss

Mapas das chuvas acumuladas


Ontem foi divulgado o mapa com a distribuição das chuvas no Brasil.
Notem que a chuva sai como % da média histórica, tal como mostrado pela escala ao lado.
O mapa confirma e detalha o que enviamos na mensagem sobre o acompanhamento das chuvas.

Os Estados de MS e SP não alcançaram 50% da média histórica, tal como demonstrado pela cor marrom. A chuva abaixo de 50% prejudica as pastagens, o que deve ter aumentado a oferta de fêmeas e diminuído a oferta de Bois terminados. A escassez de chuvas nestas regiões também afeta o desenvolvimento do milho safrinha. O mapa dos três meses anteriores (média dez/fev, mais abaixo)mostra que a chuva está abaixo da média histórica desde dezembro.

Havíamos comentado que MT e GO haviam ficado mais próximo da média, o que mostra a cor amarela com a chuva entre 75% e 100%. A novidade é a área extensa no oeste do MT com a cor marrom (abaixo de 50%). A região de Barra do Garça também apareceu marrom no mapa. Pequenas regiões próximas a Goiânia e a região entre Rondonópolis e Cuiabá registraram chuvas pouco acima da média (cor verde clara). As pastagens no MT e GO se encontram em condições adequadas e o milho safrinha não deve estar enfrentando dificuldades para o desenvolvimento. O mapa dos três meses anteriores mostra que o desempenho das chuvas em março sucedeu um período favorável de precipitação. Essa avaliação vale para MG também.

O Pará apareceu amarelo, mas com uma manha marrom forte na sua divisa com o TO. A região de São Félix registrou chuvas acima da média. A região do Pará que concentra a pecuária registrou boas condições de chuvas, especialmente quando olhamos junto o mapa dos três meses anteriores. A única consequência pode ser a dificuldade de retirar os animais terminados de fazendas mais distantes do asfalto.

O Paraná apareceu no mapa pior do que registramos na nossa coleta (inteiro abaixo de 75%, com metade da área do estado abaixo de 50%.





0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta notícia.

Como chegar

Como chegar