Theme Preview Rss

MT inaugura Plataforma Nacional de Crédito de Carbono

O projeto começa ser implantado neste mês e se estenderá para os demais estados brasileiros 
Mônica Costa

Os produtores de Mato Grosso serão os primeiros a integrar a Plataforma de Negócios de Bens e Serviços Ambientais (PNBSA). A ferramenta foi lançada em junho pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, no Rio de Janeiro.
A plataforma nacional foi baseada em um modelo já aplicado no Estado e, por isso, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) foi escolhida para ser a primeira a implantar o novo sistema.
A Ong Instituto Ação Verde, responsável pela projeto de crédito de carbono no Estado, passará a ter uma base dentro da Famato para auxiliar os produtores. “O objetivo da plataforma é disponibilizar os ativos ambientais dos produtores no mercado de carbono. O projeto começa ser implantado neste mês e, posteriormente, se estenderá para todas as 27 federações da agricultura do País”, afirma Carlos Avalone, presidente da ONG.
“A nova plataforma será exclusiva para o setor agropecuário e os produtores interessados em integrar o sistema receberão o apoio de técnicos habilitados para ajudá-los na formatação do inventário de emissão de CO2 e também para acessar os créditos do Programa ABC”, acrescenta Lucélia Denise Avi, analista de Meio Ambiente  da Famato.
A PNBSA permitirá que os produtores rurais acessem uma rede de informações sobre comércio de créditos de carbono a partir de atividades de redução de emissões na agropecuária. A plataforma já tem 270 mil propriedades cadastradas da Amazônia Legal, que possuem o CAR ou a LAU e o georreferenciamento e são pré-requisitos para todo projeto de carbono. Para esses proprietários, basta apenas realizar o cadastro eletrônico manifestando o interesse em fazer o inventário para ofertar os créditos de carbono ou obter os benefícios que a plataforma irá disponibilizar.
Fonte: Portal DBO com informações da Famato

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta notícia.

Como chegar

Como chegar