Theme Preview Rss

Fazenda Santa Inês: sinônimo de alta produtividade na terminação de bovinos de corte



O município de Itamaraju, no Extremo Sul da Bahia, caracteriza-se pelo clima ameno e relevo levemente ondulado, condições propícias para a criação de gado, sendo assim o município que detêm o maior rebanho bovino do estado da Bahia, contando com aproximadamente 170 mil cabeças (IBGE, 2009).
É no coração dessa região que se localiza a Fazenda Santa Inês, de propriedade do Sr. Urbano Correia, pecuarista e presidente do Sindicato Rural, com marcante atuação para o desenvolvimento pecuário regional. Para gerir como sucesso a Fazenda Santa Inês, o Sr. Urbano conta com o apoio de seu filho, o administrador de empresas Gustavo Correia, que planeja e coordena as atividades diárias, colocando a propriedade no rol das fazendas eficientes e produtivas no cenário nacional.
Empresários rurais natos, pai e filho, desenvolvem um sistema de produção pouco visto na região, pois adquirem animais entre 9 e 12 arrobas para recria e engorda de cliclo rápido e utilizam os suplementos minerais proteinados e proteico-energéticos o ano todo, o que tem permitido uma produção média de 15 arrobas por hectare/ano e já pensam em metas mais arrojadas de 20 arrobas para o ano 2012.
De acordo com o desenvolvimento do rebanho, os animais são manejados e padronizados em lotes menores, o que propicia alta rotatividade e grande produtividade na terminação com ganhos em peso e rendimento de carcaça de 1,16 kg por dia e 54%, respectivamente.
Nos encontros de produtores e durante acompanhamento dos abates nos frigoríficos, o Sr. Urbano sempre é questionado sobre a fórmula do sucesso, e prontamente responde: “O segredo é a aquisição de animais com alto potencial genético e um trabalho constante de fornecimento diário de suplemento minerais de qualidade. Não abro mão da qualidade e tecnologia dos minerais orgânicos da Tortuga.”
Durante o abate do último lote, cujos resultados podem ser vistos na Tabela 1, o Sr. Urbano recebeu muitos elogios por parte do frigorífico que fez uma reunião com produtores da cidade de Itapetinga para mostrar a qualidade dos animais abatidos e difundir a tecnologia utilizada na Fazenda Santa Inês para produção de carcaças com excelente qualidade de acabamento.



DANILO CHAOUI PIMENTA
Médico Veterinário – CRMV-BA 2547
Supervisor Técnico Comercial – BA

ROSENDO MACHADO LOPES
Médico Veterinário – CRMV-BA 2330
Assistente Técnico Comercial - BA


Fonte: Revista Tortuga

0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta notícia.

Como chegar

Como chegar