Theme Preview Rss

Para Presidente da República, País tem condições de ser potência agrícola e energética sem deixar de lado a preservação ambiental



A presidente da República, Dilma Rousseff, afirmou nesta quarta-feira (23/11), ao participar do encerramento do seminário “Os Desafios do Brasil como 5ª Potência Mundial e o Papel do Agronegócio”, em comemoração aos 60 anos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e os 20 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que o Brasil não pode contrapor seu papel de potência agrícola à preservação das suas riquezas naturais e da biodiversidade. “Talvez nós sejamos o único País do mundo que tem condições de ser potência agrícola e energética, sem deixar de ser potência de biodiversidade”, afirmou.
Para a presidente, é possível ampliar a produção agropecuária, sem “compactuar com o desrespeito ao meio ambiente, fortalecendo a agricultura do País”. A presidente Dilma Rousseff lembrou que o Brasil vai sediar a Rio +20, em junho de 2012, que será uma oportunidade para o Brasil mostrar ao mundo seu potencial para produzir grãos, carnes e biocombustíveis. “Será um momento oportuno para mostrarmos que para esse País produzir etanol, por exemplo, não é preciso desmatar um metro quadrado”, disse em seu discurso.
A presidente Dilma Rousseff ressaltou, ainda, o empreendedorismo do setor rural e lembrou que os investimentos feitos nos últimos anos permitiram o crescimento da produção agropecuária num ritmo muito superior à área plantada. Destacou o papel da Empresa brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e a ampliação para R$ 107 bilhões no volume de recursos disponibilizados pelo Governo federal ao setor rural por meio do Plano Agrícola e Pecuário 2011/2012. Esse valor,acrescentou, supera em quatro vezes o aplicado há 10 anos. “Mas nós queremos mais. Queremos garantir que cada um desses reais chegue às mãos dos produtores rurais”, afirmou.
Em seu discurso, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o compromisso de seu governo é apoiar o médio produtor rural, que muitas vezes ficou de fora das políticas de apoio do Governo federal, direcionadas, até agora, aos grandes e pequenos produtores. Citou a ampliação dos limites de renda para os médios produtores, medida incluída no Plano Agrícola e Pecuário desta safra. Acrescentou que novas medidas de apoio podem ser elaboradas em parceria com a iniciativa privada. “Queremos criar uma classe média que dê sustentação ao Brasil”, concluiu.
Veja trecho do discurso da Presidente Dilma:


0 comentários:

Postar um comentário

Comente esta notícia.

Como chegar

Como chegar